O activista Tommy Robinson, foi libertado da prisão de segurança máxima do Reino Unido após cumprir dois meses de uma sentença de oito que foi imposta depois de ter filmado os rostos de um gangue de violadores, no exterior de um tribunal.

A detenção de Robinson remonta a um caso de violação de crianças em 2018, em que foi detido, processado pelos tribunais e atirado para a prisão em apenas 5 horas, por filmar e transmitir imagens dos pedófilos no Facebook quando estes chegavam ao tribunal. O juiz também impôs restrições jornalísticas, o que significa que os detalhes da detenção foram censurados.

O caso foi posteriormente objecto de recurso, tendo os advogados de Robinson argumentado que a pena de prisão, por um crime que é normalmente punido com multas, era excessiva, e citando deficiências processuais no julgamento anormalmente precipitado. Um tribunal de recurso enviou-o de volta para a prisão, o juiz ressaltou que o objectivo da pena de prisão era a “punição e dissuasão”.

O gangue de violação de crianças filmado por Robinson foi posteriormente preso.

Tommy Robinson foi um dos primeiros a expor os gangues islâmicos de pedofilia a actuar no Reino Unido.

Antes da sua detenção, pediu asilo político aos Estados Unidos da América.

Robinson saiu da prisão HMP Belmarsh na Sexta-feira de manhã com o cabelo despenteado e uma barba desgrenhada.

O jornalista canadiano Ezra Levant da The Rebel Media estava lá para recebê-lo enquanto o activista brincava sobre a sua aparência.

“Eu sei que pareço um caos… a primeira paragem é o cabeleireiro! Pareço um pouco como um convertido cobarde… Salaam-Alaikum”.

A cela em que Robinson esteve alojado durante a sua estadia no HMP Belmarsh tinha sido anteriormente a residência de Micahel Adebelajo, um famoso terrorista islâmico e um dos assassinos do soldado britânico Lee Rigby.

Robison passou toda a sua sentença em solitária. Tal e qual a sua anterior passagem pela prisão, onde perdeu 18 quilos.

Robinson vai tirar cerca de um mês de folga da política e do activismo para passar o tempo com a sua esposa e filhos.

A comunicação social dominante britânica, portuguesa e norte-americana, em vez de reportar sobre os atentados à liberdade de expressão e a perseguição a uma voz jornalística independente, preferiu rotular Tommy Robinson de “extrema-direita” e “racista”.

Para quem quiser saber mais sobre a vida e história de Tommy Robinson, sugerimos estes três vídeos abaixo:

Entrevista com Tucker Carlson em Junho de 2019

Discurso na Universidade de Oxford

Entrevista com a autora e jornalista Katie Hopkins em Outubro de 2018

13 de Setembro de 2019

Fontes:

https://voiceofeurope.com/2019/09/tommy-robinson-released-from-prison/

https://www.thesun.co.uk/news/6376643/tommy-robinson-english-defence-league-edl-arrested-facebook-video-grooming-trial/

https://www.bbc.com/news/uk-48887440

https://www.breitbart.com/europe/2015/08/24/tommy-robinson-released-police-want-me-back-in-prison-and-ultimately-killed/

https://www.politicalite.com/tommy-robinson/cave-man-tommy-robinson-finally-released-from-prison/

https://www.breitbart.com/europe/2019/09/13/anti-child-rape-gang-activist-and-street-organiser-tommy-robinson-released-from-prison/