O Notícias Viriato esteve presente no último adeus ao Coronel Chung Su Sing (Díli, 6/11/1935 – Lisboa, 27/1/2022). Tratou-se de uma cerimónia simples e com algumas restrições, onde não obstante estiveram presentes representantes de várias associações (Comandos, Pára-Quedistas e PSP), tendo-se ainda cumprido o protocolo inerente a estas ocasiões por parte do Exército.
No final, o irmão do falecido herói, Dr. Chung Kon Sing, fez questão de agradecer aos presentes por se terem associado à família neste momento de dor e fez questão de partilhar algumas histórias do Coronel Chung.
Ficámos assim a saber que os dois irmãos vieram para Lisboa estudar durante a década de 1950, tendo ambos conseguido ingressar em Medicina. Contudo, com o estalar da guerra em Angola, o Coronel Chung desistiu do curso, ingressou na Academia Militar e voluntariou-se para os Comandos, com o objectivo de defender a Pátria em Angola.
Tal apenas nos leva a admirar ainda mais o Coronel Chung, capaz de desistir de um sonho de vida para abraçar outro caminho em nome de Portugal. Homem de rara inteligência, terá também compreendido que se jogava ali o destino não só do Portugal pluricontinental onde nascera, mas também das próprias Províncias Ultramarinas: perdendo-se Angola, seguir-se-iam todas as outras, inclusive a sua Timor-Leste.
Descanse em Paz, Coronel Chung.