A taxa de desemprego dos afro-americanos caiu para o nível mais baixo de sempre em Agosto, passando de 6% para 5,5%.

A diferença persistente entre o desemprego branco e negro também diminuiu para o menor de sempre.

A taxa de desemprego tem uma rácio de cerca de 2 para 1 há décadas, o que significa que a taxa de desemprego dos negros é tipicamente o dobro da taxa de desemprego dos brancos.

Nos períodos de prosperidade, a taxa de desemprego de brancos e negros cai, mas a diferença permanece. E em tempos difíceis, a taxa de desemprego para brancos e negros aumenta, mas o desemprego negro permanece tipicamente o dobro do desemprego dos brancos.

Há um ano, a taxa de desemprego dos negros era de 6,6%, enquanto a taxa de desemprego dos brancos era de 3,4%, o que significa que o desemprego dos negros era 185% do desemprego dos brancos.

Em Agosto, a diferença diminuiu de modo que o desemprego negro estava abaixo de 162% do desemprego branco. Essa é a menor diferença de sempre nos registos que remontam a Janeiro de 1972.

Isto é particularmente notável porque vem numa altura de pouco desemprego. Antes da era Trump, a última vez que a diferença caiu abaixo de 170% foi em agosto de 2009, quando a taxa de desemprego negro era de 14,8% e a taxa de desemprego branco era de 8,9%. Naquela época, a diferença diminuiu porque o desemprego branco estava a aumentar a um ritmo mais rápido do que o já altíssimo desemprego negro.

Por outras palavras, o declínio na desigualdade de emprego é agora inegavelmente o melhor de que há registo, porque surge no contexto da diminuição do desemprego.

11 de Setembro de 2019

Fonte:

https://www.breitbart.com/economy/2019/09/06/black-unemployment-hits-record-low-black-white-unemployment-gap-shrinks-to-smallest-ever/