O canal de televisão pública RTP, pago com dinheiro dos contribuintes com a taxa audiovisual, está sobre fogo por ter interrompido a emissão do debate sobre o programa do governo antes da intervenção de André Ventura, deputado do partido CHEGA, dizendo que a retomaria assim mesmo que o justificasse.

Relatos nas redes sociais de telespectadores do canal de televisão pública RTP3 (o único canal aberto em TDT exclusivamente de notícias) começaram a surgir logo por volta das 17 horas de ontem, dia 30 de Outubro quando denotaram que algo de errado se passava no que tocou à interrupção da emissão precisamente antes da intervenção do deputado do CHEGA.

“[A] RTP3 interrompeu a emissão do debate sobre o programa de governo precisamente antes do início da intervenção do André Ventura, dizendo que voltaria assim que se justificar. Voltou a meio da intervenção do IL,” disse um usuário da rede social Twitter. “Fui só eu que reparou o que a rtp3 fez durante a intervenção do André Ventura? Vão lá ver…. eu nem sabia que ele tinha falado!” exclama outro.

O momento descarado desse corte de emissão pode mesmo ser consultado por qualquer pessoa no RTP Play nos minutos entre as 35:25 e 41:32, neste link da emissão do 3 às 16. A televisão pública entretanto tentou corrigir ‘o erro’, mostrando uma versão cortada e editada da intervenção do André Ventura, na hora seguinte, no programa 3 às 17 mas os estragos já tinham sido feitos. Dezenas de comentários no Facebook denunciavam já a injustiça e sentimento de censura que a estação de televisão pública tinha feito perante o discurso do deputado do CHEGA.

Alguns dos comentários seleccionados pelo Notícias Viriato na rede social Facebook denotam também o clima de injustiça, indignação e censura pela qual o público percepciona: “Eles andam todos aos papos com o André, diz um usuário”, “É para isso que cobram a taxa audiovisual?”, exige explicações um telespectador, e por fim outra pessoa acaba por concluir que tal e qual como aconteceu do ‘outro lado do Atlântico’, o poder das redes sociais é que vai dar voz às vozes dissonantes anti-sistema.

No entanto, o tiro saiu pela culatra no que toca a esta partida da RTP3. As duas intervenções juntas de André Ventura no parlamento ontem, dia 30 de Outubro, somam já mais de 420 mil visualizações ao fecho desta edição. Provando que quanto mais algo é alvo de censura, mais curiosidade desperta no público.

A estratégia de criar um canal de Youtube para o CHEGA, contornando as plataformas habituais como a televisão ou a rádio provou-se um sucesso para o partido, com o canal CHEGA TV no youtube contando no total com mais de meio milhão de visualizações até agora nesta plataforma digital.

“Artigo” escrito pré AO de 1990

Beirão

31 de Outubro de 2019