Os planos para um projecto-piloto destinado a fornecer Internet sem fios 5G em Bruxelas foram suspensos devido a receios quanto à saúde dos cidadãos.
Em Julho, o governo concluiu um acordo com três operadores de telecomunicações para reduzir as rigorosas normas de emissão de radiações em Bruxelas. Mas, de acordo com a região, é agora impossível estimar a radiação das antenas que são necessárias para o serviço.
“Não posso aceitar esta tecnologia se as normas de emissão de radiação, que devem proteger o cidadão, não forem respeitadas, 5G ou não”, disse a ministra do Ambiente, Céline Fremault, “Os cidadãos de Bruxelas não são cobaias, cuja saúde posso vender a troco de lucro. Não podemos deixar nada em dúvida”, acrescentou.
Um projecto-piloto não é viável com os actuais padrões de radiação, e Fremault disse que não pretende abrir uma excepção.
A região de Bruxelas tem normas de emissão de radiação particularmente rigorosas para aplicações de telecomunicações. O padrão de 6 volts por metro já causou problemas no passado com o fornecimento de Internet móvel rápida via 4G na capital.
Na semana passada, os vários governos da Bélgica, mais uma vez, não conseguiram chegar a acordo sobre o leilão das licenças 5G. O dossiê continua bloqueado sobre a distribuição das receitas.

Ministra do Ambiente, Céline Fremault
27 de Outubro de 2019
Fontes:
https://www.brusselstimes.com/brussels/55052/radiation-concerns-halt-brussels-5g-for-now/
Artigos Relacionados:
Não Temos Nenhuma Razão para Acreditar que o 5G é Seguro
Preocupações com a Saúde Provocam Revoltas na Suíça Contra o 5G