O navio MS MALMO, que estava a filmar um documentário sobre alterações climáticas e que tinha 16 passageiros a bordo, ficou preso no gelo no dia 3 de Setembro em Longyearbyen, no arquipélago de Svalbard, a meio caminho entre a Noruega e o Pólo Norte.

“A meio caminho o vento mudou e acabámos presos no gelo”, afirmou o líder da expedição, Tore Topp, para a TV norueguesa NRK.

O grupo alugou o navio MS Malmö para uma expedição climática no arquipélago Svalbard, um território ártico norueguês. Segundo o jornal norueguês iTromsø, entre os passageiros havia produtores de um documentário sobre as “alterações climáticas” e cidadãos preocupados com o tópico.

O repórter, Erofey Schkvarkin acrescenta:

Algo está muito errado com o gelo ártico, em vez de derreter como ordenado pela ONU/IPCC, ele capturou o navio com os Guerreiros da Alterações Climáticas.

Todos os 16 guerreiros das Alterações Climáticas foram evacuados por helicóptero em condições difíceis, todos estão seguros. 7 tripulantes permanecem a bordo, à espera de assistência da Guarda Costeira.

Este não foi o primeiro caso em que um navio contra as mudanças climáticas ficou preso no gelo, aqui está uma lista de casos semelhantes:

Primeiro Navio: O investigador climático australiano Chris Turkey e uma equipa de alarmistas climáticos numa missão para demonstrar a quantidade de gelo da Antárctida que foi afectada pelo aquecimento global ficaram, inesperadamente, presos em gelo espesso e tiveram de ser resgatados por helicóptero.

Segundo Navio: Expedição ao Ártico liderada pelo veterano explorador David Hempleman-Adams para aumentar a percepção da “permanente mudança irreversível na paisagem do gelo marinho do Ártico” causada pelo aquecimento global é arruinada por grandes quantidades de gelo inesperadas.

Terceiro Navio: Pesquisa sobre o aquecimento global no Canadá foi cancelada por causa do gelo. “Ficou claro para mim muito rapidamente que estas não eram apenas condições de gelo pesado, estas eram condições de gelo sem precedentes”, afirma o cientista principal, que culpa as “alterações climáticas em plena acção” e chama-lhe “uma chamada de atenção para todos nós neste país”.

Quarto Navio: Cientistas, estudantes e cineastas do Centro Espacial Interior da Universidade de Rhode Island em missão para “documentar os efeitos da mudança climática” no arquipélago ártico do Canadá, tiveram de ser resgatados depois do navio ser danificado ao encalhar numa substância branca e dura que flutua no mar.

Artigo Original: 12 de Setembro de 2019

Tradução: 18 de Setembro de 2019

Fontes:
http://www.maritimebulletin.net/2019/09/04/ship-with-climate-change-warriors-caught-in-ice-warriors-evacuated/
http://www.caneta.org/noticias/navio-com-militantes-contra-mudancas-climaticas-acaba-preso-no-gelo-do-artico/