A FTC (Comissão de Comércio Federal) aprova aproximadamente 5 mil milhões de dólares de coima para o Facebook.
Susan Li e Deirdre Bolton, da Fox News, relatam que a Comissão Federal de Comércio chegou a um acordo com o Facebook sobre os erros cometidos em relação á privacidade dos utilizadores da plataforma de comunicação social e o presidente Trump levanta preocupações sobre os planos do Facebook de lançar uma moeda criptográfica.
A Comissão Federal de Comércio votou esta semana para aprovar um acordo de 5 mil milhões de dólares com o Facebook para resolver uma longa investigação sobre as práticas de privacidade de dados do gigante das redes sociais, de acordo com um relatório na sexta-feira.
Comissários da FTC aprovaram o acordo por votos, informou o Wall Street Journal, citando fontes familiarizadas com o assunto. O acordo está sujeito à revisão e aprovação do Departamento de Justiça dos EUA, mas espera-se que prossiga. As ações do Facebook reduziram as perdas com um ganho de quase 2%.

O acordo de 5 mil milhões de dólares quebra o recorde existente da maior multa por violação de uma ordem da FTC. A Google pagou 22,5 milhões de dólares em 2012 para resolver uma investigação semelhante.
O Facebook recusou comentários. Os representantes da FTC não puderam ser contactados.
O Facebook terá, alegadamente, de aderir às directrizes governamentais sobre a privacidade dos dados dos utilizadores. A empresa concordou anteriormente, em 2011, em melhorar as proteções de dados no âmbito de escrutínio da FTC.
A FTC iniciou uma investigação sobre as práticas de dados de utilizadores do Facebook em Março de 2018, pouco depois de a plataforma ter admitido que a empresa de dados britânica Cambridge Analytica acedeu indevidamente a informações pessoais de até 87 milhões de utilizadores.
Os termos do acordo estavam mais ou menos em linha com as expectativas declaradas pelo Facebook. Os executivos da empresa advertiram em Abril que o Facebook teria que pagar uma multa de 3 mil milhões a 5 mil milhões de dólares para resolver a investigação. O Facebook reservou 3 mil milhões de dólares no último trimestre em antecipação ao acordo.
25 de Julho de 2019
Fonte:
https://www.foxbusiness.com/markets/ftc-approves-5b-facebook-settlement