É uma entrevista insólita que na realidade faz parecer o entrevistador melhor do que a própria entrevistada. O vídeo, de 48 minutos em que o entrevistador e anfitrião, Cláudio Fonseca do Podcast Conversa revela não só a má preparação da candidata como também alguma arrogância quando apertada com perguntas para o qual não tem resposta.

Fonseca ao pressionar a candidata e agora deputada do partido PAN (Pessoas, Animais e Natureza) Cristina Rodrigues pelo círculo de Setúbal, para que desenvolvesse as propostas do seu partido em vez de apenas as anunciar, dá-se o momento mais caricato da entrevista (por entre muitos).

“Mas isso materializa-se em quê?, pergunta o entrevistador.

– Materializa-se em quê, esta última … responde Rodrigues.

Sim, porque estar a enunciar as leis mas não dizer o que é que elas vão fazer, quando lhes coloco as perguntas eles desenvolvem as leis, as propostas de lei que querem apresentar.

– Eu disse várias.

Não, enunciou, deu títulos, valorizar os trabalhadores, eu posso valorizar os trabalhadores aumentando um euro. Isso é valorização dos trabalhadores, mas eu estou a dizer, em concreto.

– Concretamente nós não dizemos qual é que é o valor no aumento do valor-hora por exemplo do trabalhador …

Mas fala do aumento do salário mínimo nacional?

– Falamos do aumento do salário mínimo nacional. Acho eu! Não tenho a certeza.

Eu tenho a certeza, responde o entrevistador.

– Ah pronto, ahaha, Rodrigues começa a rir-se.

Bem, eu não sei quem é que leu mais o programa [do PAN], se sou eu ou a cabeça de lista por Setúbal … Isto também torna-se um pouco difícil para quem está deste lado.

– Não consegue trabalhar.

Não, eu consigo trabalhar porque eu sou bom naquilo que faço.

– Já deu aí alguns erros que tem que rever…

Hum, não.

– Hum, sim.”

Mas o PAN, a proposta de aumento de salário mínimo é para 800 euros, é a medida 996, clarifica o entrevistador para a entrevistada.

Minuto 29:30

A entrevista de Rodrigues foi tão caricata e tão reveladora da sua má preparação e desconhecimento das propostas do programa do próprio partido, que o vídeo da entrevista viralizou-se, conta com quase 39 mil visualizações no momento em que este artigo estava a ser escrito.

Quanto aos seus eleitores em si, como podemos ver através deste mapa, o PAN continua a ser um partido muito urbano, tendo mais sucesso nos concelhos mais urbanizados do distrito de Setúbal, como o de Almada, Seixal, Sesimbra e Setúbal, e dando-se pior em concelhos mais rurais, como Alcácer do Sal, Grândola ou Santiago do Cacém.

Apesar da má preparação e desastrosa entrevista de Rodrigues, a candidata conseguiu garantir o seu lugar na Assembleia da República. Irá Rodrigues fazer um melhor trabalho do que fez ao responder na entrevista do Podcast conversa? Só o tempo o dirá.

Beirão

O autor escreve segundo o antigo Acordo Ortográfico.

10 de Outubro de 2019