O conhecido agregador de notícias, Real Clear Politics (RCP), fundado por John McIntyre e Tom Bevan tem contrariado a tendência da grande imprensa ao recusar-se a declarar, para já, o candidato Democrata como vencedor, preferindo aguardar pela recontagem e resultados finais.
Segundo as projecções Real Clear Politics, Biden ainda não terá alcançado o número mágico, isto é, os 270 membros do Colégio Eleitoral necessários para fazer dele Presidente Eleito. Até ao momento, o candidato Democrata apresenta-se com 259, e Trump com 217. Em disputa estão ainda 62 lugares, e quatro Estados, nomeadamente o Arizona (11), a Geórgia (16), a Carolina do Norte (15) e a Pensilvânia (20).
Entre os Estados ainda por determinar, a Biden basta ganhar um, enquanto Trump teria de vencer os quatro. Contudo, as margens são mínimas. O Democrata lidera por apenas 0.3% no Arizona (com 98% de votos apurados), 0.3% na Geórgia (com 99%) e 0.8% na Pensilvânia (com 97%). Já na Carolina do Norte, quem lidera é Trump, com uma vantagem de 0.4% e 97% dos votos contados.
Fundado por McIntyre e Bevan no ano 2000, o Real Clear Politics foi um dos primeiros agregadores de notícias na internet, tendo sido criado para oferecer “diversidade ideológica” aos seus leitores. Nas eleições de 2016, o site sobrevalorizou o voto popular de Hillary Clinton e chegou a projectar a sua eleição, mas a vitória acabou por ser de Trump.
Agora, em 2020, todas as cautelas têm sido poucas. E num contexto em que se fala em contagens, recontagens e acusações de fraude, o site tem preferido aguardar pelo desfecho final.