Alguns pacientes que recuperaram do coronavírus foram deixados com uma capacidade pulmonar reduzida e ficam ofegantes quando caminham depressa, de acordo com um relatório.

A Autoridade Hospitalar de Hong Kong anunciou os resultados após estudar a primeira vaga de pacientes que recuperaram completamente de COVID-19, informou o South China Morning Post.

Três pessoas morreram da doença em Hong Kong, que até agora registou 131 casos confirmados, 74 tiveram alta.

O Dr. Owen Tsang Tak-yin, director médico do Centro de Doenças Infecciosas no Hospital Princess Margaret em Kwai Chung, disse que cerca de uma dúzia de pacientes que receberam alta, dois ou três não conseguiram respirar como antes.

“Eles ofegam quando andam um pouco mais rápido”, disse Tsang aos repórteres na Quinta-feira. “Alguns pacientes podem ter cerca de 20 a 30% de queda na função pulmonar [após a recuperação]”.

As análises aos pulmões de nove pacientes infectados no hospital sugeriram que tinham sofrido lesões nos órgãos.

Mas Tsang disse que ainda não tinha sido determinado se os pacientes iriam desenvolver fibrose pulmonar, uma condição em que o tecido pulmonar endurece e o órgão não pode funcionar correctamente.

Ele acrescentou que os pacientes podem realizar exercícios cardiovasculares para melhorar a sua capacidade pulmonar ao longo do tempo.

Pacientes a realizarem exercícios cardiovasculares

17 de Março de 2020

Fontes:

https://www.businessinsider.com/coronavirus-recovery-damage-lung-function-gasping-air-hong-kong-doctors-2020-3
https://nypost.com/2020/03/13/coronavirus-survivors-may-suffer-from-reduced-lung-function/