A Gillette sofreu uma enorme perda de 8 mil milhões de dólares durante o seu último trimestre, o mais recente revés para o fabricante de lâminas de barbear e outros materiais de higiene pessoal.

A empresa mãe Procter & Gamble (P&G) culpou a perda como a contínua “contração do mercado” de lâminas de barbear, principalmente nos mercados desenvolvidos enquanto os homens continuam a crescer os seus pêlos faciais.

A Gillette ajudou a arrastar a P&G para o vermelho no quarto trimestre fiscal, com uma perda líquida de 5,24 mil milhões de dólares para a gigante dos bens de consumo, comparada ao lucro líquido de 1,89 mil milhões de dólares há um ano.

A Gillette gerou uma acalorada reviravolta nas redes sociais no início deste ano, após o lançamento de uma série de anúncios que criticavam a masculinidade e apresentavam um adolescente transgénero a aprender a barbear-se.

Embora tradicionalmente tenha vendido as suas lâminas de barbear a homens – “o melhor que um homem pode conseguir” – a Gillette tem tentado alcançar novos dados demográficos numa tentativa de reanimar um negócio que tem visto um declínio na exigência de lâminas de barbear.

Um desses esforços foi um anúncio da Gillette que destacava a masculinidade e o movimento #MeToo. O spot retratou cenas de bullying e assédio sexual. “É o melhor que um homem pode conseguir? Especialistas da indústria interpretaram o anúncio, que estreou em Janeiro, como uma oferta da Gillette para atrair mais consumidoras femininas.

Gillette lançou outro anúncio em Maio que mostrava um adolescente transexual a aprender a fazer a barba.

“Esperávamos um debate – a discussão é necessária. Para cada reacção negativa vimos muitas reacções positivas, pessoas que chamam o esforço de corajoso, oportuno, inteligente e muito necessário”, disse Gillette à CNBC numa declaração em Janeiro.

“No final do dia, o que importa é iniciar uma conversa. Isso faz com que as pessoas prestem atenção ao tópico e as encoraja a considerar tomar medidas para fazer a diferença”.

05 de Agosto de 2019

Fonte:

https://www.breitbart.com/economy/2019/08/02/gillette-loses-8-billion-as-sales-drop-following-woke-commercials/