Um homem acusado de matar um rapaz de oito anos ao empurrá-lo debaixo de um comboio em Frankfurt foi incluído numa campanha para promover uma integração bem sucedida.

Habte Araya, 40 anos, originário da Eritreia mas residente na Suíça, foi detido após ter alegadamente empurrado uma criança e a sua mãe de 40 anos, para os carris da plataforma sete da Estação Central de Frankfurt. O pai de três filhos também é acusado de empurrar outra mulher, de 78 anos, que se conseguiu impedir de caír á frente do comboio. Ele fugiu do local, mas foi parado por outros passageiros que o seguraram até que ele fosse preso. Em 2017, Araya foi retratado numa brochura publicitária da Agência Suíça de Assistência aos Trabalhadores e citado como tendo dito que gostava de “quase tudo sobre a Suíça”.

Habte Araya, 40 anos, apareceu numa campanha para promover a integração

Ele continuou: “Quando cheguei, a comunicação era difícil por causa da linguagem. Mas já não é esse o caso. Gosto do facto de todos serem ajudados aqui, independentemente de serem ricos ou pobres. Eu quero uma vida melhor e mais fácil para os meus filhos do que eu tinha”.

Araya trabalhou na construção civil para a Agência Suíça de Assistência aos Trabalhadores, onde os seus colegas o descreveram como “reservado e um pouco tímido”. Ele actualmente vive em Weadenswil, um município no distrito de Horgen, no cantão de Zurique, na Suíça. A polícia não conseguiu encontrar o motivo que levou Araya a alegadamente empurrar o rapaz.

O rapaz foi morto instantaneamente quando o comboio de alta velocidade, que viajava de Dusseldorf para Munique, entrou na estação momentos depois de ele ter aterrado nos carris. A sua mãe sobreviveu ao incidente rebolando-se para um caminho pedonal entre os carris.

A imprensa local relata que várias pessoas que testemunharam o incidente foram tratadas por choque.

Flores, ursos de peluche, velas e cartões foram deixados na plataforma e um memorial para a criança foi realizado ontem à noite. Araya enfrenta uma acusação de homicídio, bem como duas acusações de tentativa de homicídio.

A porta-voz da polícia, Isabell Neumann, disse: ‘De acordo com relatos de testemunhas, um homem de 40 anos empurrou a criança e a sua mãe para a linha quando o comboio estava a chegar. A mãe, graças a Deus, foi capaz de se salvar. Infelizmente, o menino de oito anos foi atropelado pelo comboio e sofreu lesões fatais. O homem em questão fugiu da estação depois do crime. Os cidadãos foram em perseguição e o homem foi detido perto da estação”.

01 de Agosto de 2019

Fonte: