“Declaramos clara e inequivocamente que o planeta Terra está a enfrentar uma emergência climática”, disseram cientistas de mais de 150 países. Os especialistas sugerem seis passos essenciais para enfrentar a situação, incluindo a substituição de combustíveis fósseis por renováveis, a redução do consumo de carne e a estabilização do crescimento populacional.
Estas declarações foram publicadas esta Terça-feira na revista científica BioScience, por ocasião do 40.º aniversário da primeira conferência mundial sobre o clima, realizada em Genebra em 1979″
Ora, vamos ver alguns desses “cientistas”, sim?

“Mickey Mouse, Professor da Escola de Cegos de Mickey Mouse, na Namíbia”
Dezenas de signatários, incluindo Mickey Mouse e o director de Harry Potter, Albus Dumbledore, de Hogwarts, foram removidos de uma declaração da Alliance of World Scientists para uma “emergência climática”.
O acesso à petição de 11.000 nomes que acompanhou uma declaração de preocupação publicada na BioScience na Terça-feira foi bloqueado na Quinta-feira.
Uma declaração emitida pela Universidade de Oregon disse que “um erro administrativo infelizmente causou a inclusão de um pequeno número de nomes inválidos”.
“Até ao momento, removemos 34 nomes da lista original, a maioria dos quais duplicados.”
Mickey Mouse, Professor da Escola de Cegos de Mickey Mouse, na Namíbia, entrou numa lista oficial publicada em conjunto com o artigo da BioScience.
Depois da declaração ter sido submetida à revista, reivindicando o apoio de 11.000 cientistas mundiais, juntou-se à lista Albus Dumbledore, director de Hogwarts.

Albus Dumbledore, Director de Hogwarts.
A primeira assinatura da lista online foi Araminta Aadvark, professora de Zoologia da Universidade de Neasden, Reino Unido.
Acredita-se que a Universidade Neasden seja uma universidade fictícia promovida pela revista satírica britânica Private Eye, impressa em Neasden.
A declaração de emergência climática incluiu autores da Universidade de Sydney e da Oregon State University.
A Universidade de Sydney disse na Quinta-feira que a petição estava a ser gerida pelo Estado de Oregon.
Um link online para a petição na Quinta-feira dizia “acesso negado” e “Não tem permissão para aceder esta página”.
A página foi alterada posteriormente para “A visualização de assinaturas não está disponível de momento. ”
A Aliança dos Cientistas do Mundo afirma ter 23.000 membros de 180 países.
O artigo publicado na BioScience alertou que “sofrimento humano incalculável” é inevitável sem mudanças profundas e duradouras nas actividades humanas que contribuem para as emissões de gases de efeito estufa e outros factores relacionados com as mudanças climáticas.
O artigo disse que mitigar as mudanças climáticas significa “transformar as maneiras como governamos, gerimos, comemos e cumprimos as questões materiais e energéticas”.
Apesar da suspensão da petição e remoção dos nomes, o Estado de Oregon disse que o “apoio” da comunidade científica mundial à declaração permanece inalterado.
12 de Novembro de 2019