
Em Novembro de 2019, foram proferidas calúnias e insultos dirigidos ao jornal Notícias Viriato (NV) no programa da SIC, “Eixo do Mal”, e por ser o nosso Direito Constitucional, entregámos na sede da Impresa o Direito de Resposta. Tendo sido recusado, sem fundamento, pelo seu Director de Informação, Ricardo Costa, apresentámos uma queixa na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC). Cinco meses depois, a ERC confirma a violação do Direito de Resposta do NV, e obriga a SIC a publicar o texto no próximo programa do “Eixo do Mal”.
No dia 14 de Novembro de 2019, no “famoso” programa da SIC Notícias, Pedro Marques Lopes referiu-se ao NV como um “site de extrema-direita” e Clara Ferreira Alves insinuou que os criadores do NV são nacionalistas que gostam de ditadura.
No dia 20 de Novembro de 2019, o Director do Notícias Viriato, António Abreu, entregou na sede da SIC, o Direito de Resposta. No dia 26 de Novembro, numa carta assinada por Ricardo Costa, justificam a recusa da publicação do Direito de Resposta alegando que não existia “relação direta e útil com o texto respondido”, que carecia de “fundamento” e por exceder “o número de palavras dos comentários que lhe terão dado origem.”
O irmão do Primeiro-Ministro e Director de Informação da SIC, ainda tentou, de uma forma absurda e injustificada, argumentar na carta que o NV é de “extrema-direita” pois no nosso Estatuto Editorial está escrito que o Notícias Viriato “assume claramente, sem tibiezas ou equívocos, como referências da sua acção e modelo de intervenção, a defesa e promoção clara dos Valores culturais ancestrais e contemporâneos comuns, genuinamente Portugueses, que nos definem como Povo e Estado Nação, Independentes e Soberanos, com uma Língua, uma História e um Património riquíssimo, singular e extraordinário.” Assim se demonstra o enviesamento ideológico da imprensa dominante.
Nos dias seguintes, enviámos por correio registado, um novo Direito de Resposta, desta vez, um pouco mais reduzido. A nossa insistência não demoveu o Director de Informação da SIC de violar os nossos Direitos Constitucionais. Prontamente, apresentámos queixa à ERC, que no dia 16 de Abril de 2020 teve a sua deliberação final de obrigar a SIC a divulgação do Direito de Resposta “na primeira emissão do programa a contar da receção da notificação”.

Na deliberação da ERC, para além da obrigação da publicação do Direito de Resposta, a SIC terá que o acompanhar com uma menção de que foi obrigada pela ERC a divulgá-lo. Se não cumprir com a publicação nos termos e condições da deliberação está sujeita a uma multa de 500€ por dia.
Muito Bem feito NV, há que colocar os Srs da SIC no sitio. Quão a imprensa está dominada pelos interesses do Governo e todos os partidos que representa a AR.
Parabéns companheiros do Noticias de Viriato, a Vossa guerra passou despercebida a muita gente porque eles são todos grandes e protegem-se uns aos outros. Fizeram engolir em seco ao maninho do nosso primeiro ministro…bem hajam.
Eu sei do que falo, porque fui diretor de um jornal regional cerca de duas décadas…
Parabéns pela coragem e pela independencia das noticias que o NV presenteia aos seus eleitores.
Parabéns pela persistência e por mais uma batalha ganha contra a desinformação. Um grande abraço e sempre clareza neste tortuoso e rasteiro caminho.
E dizem-se vocês imparciais e sem definição política, tenham vergonha na cara. BADAMERDAS.
E uso a minha liberdade de expressão para afirmar que são tendenciosos e mais, só entrevistam quem lhes dá jeito é fala o que gostam.
Se a SIC não cumprir, o prémio são 500€ por dia. Vamos ver se a NV arranja um financiamento…
O que vai acontecer, concretamente?