Num artigo recente, o Wall Street Journal detalha como a China começou a disseminar mensagens numa tentativa de moldar a narrativa da pandemia do coronavírus de Wuhan. A imprensa gerida pelo regime comunista do país foram autorizados pelo Twitter e pelo Facebook a inundar as suas plataformas com publicações depreciando os esforços Americanos em parar a pandemia, bem como publicações de desinformação acerca do próprio coronavírus de Wuhan.
O Wall Street Journal escreve num artigo intitulado “China Pushes Viral Messages to Shape Coronavirus Narrative (A China Promove Mensagens Virais para Moldar a Narrativa do Coronavírus),” que a China tem comprado anúncios em sites de imprensa europeia, adoptando tácticas online similares às campanhas de desinformação Russa numa tentativa de moldar a narrativa internacional acerca da resposta ao coronavírus.
A imprensa estatal Chinesa tem publicado anúncios políticos no Facebook e Instagram a menosprezar o papel da China na pandemia do coronavírus de Wuhan e culpando o Presidente Donald Trump. Três canais da imprensa estatal chinesa, Xinhua, China Central Television, e o Global Times, têm direcionado anúncios a utilizadores de todo o mundo em Inglês, Chinês e Árabe.
Os anúncios têm já registado milhões de visualizações e louvam os esforços Chineses em lutar contra o coronavírus enquanto menosprezam o surto doméstico desses países. Os artigos retratam o Presidente Donald Trump como mal orientado e racista e sugerem que o vírus possa ter tido origem nos Estados Unidos. “A China tem tomado medidas rigorosas e enérgicas, e superou o coronavírus,” dizia um anúncio. Outro declara: “A disrupção de Trump em relação à China tem consequências severas.”
Inicialmente todos os anúncios surgiam sem um disclaimer político o que os permitia esconder informações acerca de quem eram os alvos dos anúncios e de onde originaram. Vários dos artigos focavam-se no uso do termo “vírus Chinês” pelo Presidente Trump para descrever o coronavírus enquanto outros destacavam declarações proferidas pelo presidente Chinês Xi Jinping.
“Os esforços incluem compras de anúncios no Facebook Inc. promovendo os canais da imprensa estatal Chinesa de língua Inglesa, bem como publicações lá e na plataforma Twitter Inc. que em alguns casos depreciam os esforços dos Estados Unidos de lutar contra a pandemia global, dizem os investigadores.
Desde meados de Fevereiro até ao início de Março sites ligados à imprensa estatal Chinesa publicaram mais de 3.300 vezes por dia, o triplo do número habitual, de acordo com a Recorded Future, uma firma de consultoria de segurança digital.
Leia o relato completo no Wall Street Journal aqui.
Fontes:
Depois dos factos, para que servem os argumentos? Como qualquer outro virus, este teve origem num laboratório, e podemos agradecer aos 3 cientistas que inventaram estas estirpes mutadas da influenza. https://patents.google.com/patent/US10130701/en