O relógio batia as 20:20 quando Portugal ainda se encontrava num profundo sono socialista. O aumento da carga fiscal, a degradação dos serviços públicos e as reincidências da censura parlamentar, tinham sido atividades que facultaram o País de um cansaço extremo, daí o mesmo já estar a dormir há várias “horas”.
No prédio onde habita Portugal, vivem mais 6 pessoas. O senhor Paulo Sérgio (PS), o senhor Paulo Sérgio Domingos (PSD), a dona Bruna Elvas (BE), o camarada Carlos Dias Uva (CDU) e o senhor André Panela (PAN). Existe também a vizinha Carla Dias Silva (CDS), que raramente está, uma vez que conduz um táxi para levar-se a si e aos seus 4 filhos nas viagens necessárias.
Todos eles aclamam querer acordar Portugal. O senhor PS, o administrador do prédio há 25 anos (tirando aqueles em que, o seu primo afastado PSD, assumiu o cargo), diz estar a fazer os possíveis para que tal aconteça. Já colocou Portugal num buraco financeiro por 3 vezes, e mesmo assim, o País teima em não acordar. No último buraco, quem trouxe a corda para levantar o Gigante Adormecido foi o senhor PSD. Este e o senhor PS, partilham o 2º andar. O senhor PS mora no 2º esquerdo e o senhor PSD, apesar de morar no 2º direito, adora ter comportamentos semelhantes aos do seu vizinho do lado. Há quem diga que é por isso que o lado direito da estrutura do prédio está tão débil, uma vez que o senhor PSD passa lá tão pouco tempo.
A dona Bruna Elvas, diz que há demasiados homens no prédio e faz manifestações semanais contra essa raiz temática. Além disso, tentou acordar Portugal utilizando recreativamente o uso de marijuana, mas a única coisa que despertou no País, foi o aumento da hospitalização por uso de cannabis em 30 vezes nos últimos 15 anos.
O camarada CDU adora ter classe, especialmente se for operária. É o mais velho do prédio e já esteve em vários países. Viveu muitos anos na antiga União soviética onde tinha um restaurante, mas faliu porque os clientes passavam fome. Teve um bar gay em Pequim, mas faliu porque começou a perseguir os clientes em vez de os deixar à vontade. Há até quem diga que o camarada CDU seja um assassino em disfarce. Reza a lenda que já matou cerca de 100 milhões de pessoas.
O senhor André Panela tem imensas discussões com o seu filho. Na sua casa de férias, a criança quis fazer uma casa na árvore, mas o pai não deixou. O jovem tem um pouco de ciúmes do cão da casa. A egoísta da criança, zangou-se com o pai por este fazer primeiro um seguro de saúde para o cão e só depois para ele. Esta juventude de hoje em dia, realmente…
Às 20:19, três novos vizinhos compraram casa no prédio. São eles, o senhor Inácio Lima (IL), a dona Leonor (L) e o senhor Acácio Veloso, também conhecido como CHEGA.
A dona L começou a aderir a todas as manifestações da dona BE. É conhecida por falar muito e dizer pouco, especialmente em todos os temas que não envolvam a deterioração irrisória do homem branco ocidental e da sociedade judaico-cristã.
Já o senhor IL e o senhor CHEGA, assim que chegaram ao seu novo prédio, reparam logo no estado lastimável em que estava o lado direito da estrutura. Com o senhor PSD a passar muito tempo no lado esquerdo do prédio e a vizinha CDS muito ocupada com o táxi, os 2 novos membros perceberam que eram necessárias mudanças para acordar aquilo que ninguém tinha conseguido acordar.
Pouco tempo passou desde a chegada destes 2 novos membros, mas a defesa da redução fiscal, o aumento da privatização, o combate à corrupção e à criminalidade, têm sido medidas debatidas nas reuniões de condomínio que têm feito o País pestanejar a meio sono.
A iniciativa é necessária, mas o fundamental é dizer chega. Às 20:16 os Estados Unidos acordaram. Às 20:18 foi a vez do teu irmão, Brasil. Já são 20:20, acorda Portugal…
Gonçalo Sousa
6 de Dezembro de 2019