A cloroquina, um popular medicamento anti-malária, tem mostrado fortes resultados contra as infecções do COVID-19. Nesta Quinta-Feira, dia 26, a Direcção Geral de Saúde aprovou o seu uso nos pacientes com o novo coronavírus.
Existem vários estudos que demonstram a eficácia da cloroquina contra o Coronavírus, entre eles, uma investigação de James Todaro e Gregory Rigano, em associação com a Stanford University School of Medicine, que relata que é um “tratamento terapêutico eficaz contra o Coronavirus”, tendo “um forte potencial como medida preventiva” e que por conseguinte a “Europa e o resto do mundo devem autorizar imediatamente os médicos a receitar cloroquina para o tratamento do COVID-19”, defendem os autores
“Orientações recentes da Coreia do Sul e da China relatam que a cloroquina é um tratamento terapêutico antiviral eficaz contra o Coronavirus de 2019. O uso de cloroquina (comprimidos) está a mostrar resultados favoráveis em humanos infectados, incluindo um tempo de recuperação mais rápido e uma estadia hospitalar mais curta. Investigações do CDC dos EUA mostram que a cloroquina também tem um forte potencial como medida preventiva contra o coronavírus, enquanto esperamos que uma vacina seja desenvolvida. A cloroquina é um medicamento barato, disponível a nível mundial, que se encontra em uso humano generalizado desde 1945 contra a malária, doenças auto-imunes e várias outras condições. […] A Europa e o resto do mundo devem autorizar imediatamente os médicos a receitar cloroquina para o tratamento do COVID-19.” James M Todaro e Gregory J Rigano, em associação com a Stanford University School of Medicine e a National Academy of Sciences Researchers
Em França, um estudo alega ter curado 100% dos pacientes em que realizaram testes, o estudo revisto por pares foi divulgado por Didier Raoult e indica que após 6 dias, 100% dos pacientes tratados com Hidroxicloroquina + Azitromicina (antibiótico) foram curados do virus.
Também existe um estudo realizado na China que obteve resultados semelhantes com cloroquina e outro publicado no jornal científico Nature, que utiliza cloroquina + Remdesivir (Antiviral) para curar o COVID-19.

O Presidente Norte-Americano, Donald Trump, publicou no Twitter, no dia 21 de Março, afirmando que a Cloroquina juntamente com um antibiótico têm bons resultados contra o COVID-19. Esta publicação provocou polémica quando surgiram noticias de que um americano morreu após se ter auto-medicado com o tratamento sugerido. Esta informação é falsa pois o indivíduo não ingeriu fosfato de cloroquina para usos médicos, e que por sua iniciativa tomou um produto que é utilizado para limpar aquários, em que um dos seus componentes é fosfato de cloroquina.
A solução é aparentemente bastante eficaz. O tratamento com a cloroquina, juntamente com outros antibióticos ou antivirais, possibilita que os criticamente afectados pelo vírus tenham menos probabilidade de morrer, mas também actua como um profiláctico – ou seja, é capaz de impedir que as pessoas contraiam a doença em primeiro lugar.
A razão pela qual a cloroquina funciona é que permite que o corpo absorva mais zinco. O zinco parece ser o agente mais eficaz para perturbar o vírus e prevenir a fase mortal em que o vírus engana o sistema imunitário do corpo a atacar o seu próprio tecido saudável, com consequências muitas vezes fatais.
Nesta Quarta-feira, o Estado Francês deu permissão aos médicos para utilizarem a cloroquina, um dia depois do Brasil permitir o uso do tratamento em casos graves.
Em Portugal, o tratamento da cloroquina foi autorizado pela Direcção Geral de Saúde para ser utilizado nos pacientes com COVID-19.
27 de Março de 2020
António Abreu
Fontes:
https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0924857920300996
https://drive.google.com/file/d/186Bel9RqfsmEx55FDum4xY_IlWSHnGbj/view
https://www.france24.com/en/20200326-let-hospitals-decide-experts-warn-as-chloroquine-hype-triggers-rush-on-pharmacies
https://docs.google.com/document/d/e/2PACX-1vTi-g18ftNZUMRAj2SwRPodtscFio7bJ7GdNgbJAGbdfF67WuRJB3ZsidgpidB2eocFHAVjIL-7deJ7/pub
https://www.elsevier.com/__data/assets/pdf_file/0007/988648/COVID-19-Drug-Therapy_Mar-2020.pdf
https://www.jstage.jst.go.jp/article/bst/14/1/14_2020.01047/_article
https://www.wired.com/story/an-old-malaria-drug-may-fight-covid-19-and-silicon-valleys-into-it/
https://www.nature.com/articles/s41422-020-0282-0
ttps://www.sabado.pt/mundo/detalhe/cloroquina-o-tratamento-contra-a-malaria-que-demonstra-ser-eficaz-contra-o-coronavirus
https://nypost.com/2020/03/24/the-insane-confusion-over-the-chloroquine-cure-blame-the-media-and-trump/
Por qual motivo a matéria não cita a verdadeira fonte que a mais de 40 dias o presidente do Brasil alerta para a possível eficácia do medicamento??
Bolsonaro apresentou no G20,nem um momento voces diz o nome dele,comunistas.