Há duas semanas que no Estado do Texas as Entidades Públicas e Governamentais estão proibidas de impor a cobertura do rosto, bem como restringir actividades devido à COVID-19.

A 18 de Maio de 2021, o Governador Greg Abbott emitiu a Ordem Executiva GA-36, e neste momento as entidades públicas e funcionários podem ser penalizados com multa até 1.000 dólares caso tentem obrigar qualquer cidadão a usar máscara. Esta ordem aplica-se a nível estatal, incluindo condados, cidades e, mais especificamente, às autoridades de saúde pública.

O despacho prevê apenas duas excepções: Lares e Hospitais apoiados pelo Estado; Departamento de Justiça Criminal do Texas, o Departamento de Justiça Juvenil do Texas e Prisões Municipais. Quanto às Escolas Públicas, poderão seguir as medidas delineadas pela Agência de Educação do Texas até 4 de Junho de 2021. A partir dessa data, o GA-36 obriga a que as mesmas sejam revistas para que nenhum estudante, professor, pai, funcionário ou visitante possa ser obrigado a usar máscara na escola.

Há mais de dois meses que o Estado do Texas reabriu a economia, tendo pela primeira vez celebrado zero mortes por COVID a meados de Maio, pelo que a ordem executiva GA-36 vem no seguimento de uma aposta do Governador Abbott em medidas alternativas no combate à doença.