
Em recente entrevista à Newsmax, o Presidente da Federal Election Commission (FEC), Trey Tainor, afirmou que os relatos de fraude são confiáveis e que há motivos para que a campanha de Trump tenha movido processos a bem da transparência.
Neste momento, as investigações e processos judiciais movidos pela campanha de Trump incluem os Estados do Arizona, Nevada, Wisconsin, Michigan, Pensilvânia e Geórgia. Segundo o parecer do Presidente da FEC, as denúncias de fraude nos Estados em questão são credíveis. Por exemplo, “quando temos 10.000 pessoas que não vivem no Nevada e votaram no Nevada”.
Além destas irregularidades, acresce a denúncia das delegações Republicanas que terão sido impedidas de observar a contagem de novos votos-postal. Esta acção de escrutínio é imposta por lei, com vista a garantir eleições justas e transparentes, como convém a qualquer Estado de Direito democrático. Assim, é necessário permitir que esses observadores estejam presentes, caso contrário, “se eles não estiverem”, estaremos perante uma “eleição ilegítima”.
Na entrevista, Trey Trainor acrescentou: “Todo o nosso sistema político é baseado na transparência para evitar a aparência de corrupção”, alegando ainda que, tanto na Pensilvânia como noutros estados, não houve transparência, pois “acredito que haja fraude eleitoral a ocorrer nesses lugares”.
A Comissão Eleitoral Federal é uma agência de regulação independente, criada em 1974, ao abrigo de emendas à Lei Federal das Campanhas Eleitorais, sob a jurisdição do Governo Federal dos EUA.