Com vista à melhor “segurança” dos condutores, os novos carros vendidos a partir de 2022 deve ter incorporados alcoolímetros.
A medida já tinha sido aprovada em Março, mas só no início de Novembro foi “carimbada” pelas entidades europeias.
O Conselho Europeu de Segurança em Transportes referiu que medidas como esta podem reduzir colisões em 30% e salvar 25.000 vidas em toda a Europa nos próximos 15 anos.
Os detalhes sobre como serão integrados alcoolímetros nos carros ainda não são conhecidos. Sabe-se que alguns sistemas exigem testes repetidos de respiração em intervalos aleatórios para evitar que condutores embriagados peçam a um amigo que ligue o carro.

Além dos alcoolímetros há outros “mecanismos de segurança” que também irão em breve fazer parte da legislação. São várias as funcionalidades que se aplicam a automóveis de passageiros, comerciais ligeiros, camiões e autocarros:
ISA (Intelligent Speed Assistence): limitador de velocidade automático que vai cruzar informações do GPS com dados locais da via em que o condutor está, o motorista será impedido de exceder os limites de velocidade;
Sistema de Câmaras de Monitorização Interna: avalia o estado do condutor através de câmaras internas. Avisar o condutor no caso de sonolência e distracção (uso de telemóveis, por exemplo). Pode bloquear o veículo se notar que o motorista não está em condições de conduzir por causa de drogas ou álcool;
Gravador de Dados de Eventos (EDR): Caixa negra do veículo, que regista o que houve no caso de um acidente;
Sistema de Câmaras e Assistência de marcha atrás: passa a ser obrigatória para todos os veículos, com recurso à câmara e sensores;
Paragem automática de emergência: o veículo reconhece o sinal vermelho;
Lane-Keeping Assistance: sistema automático que garante que o veículo não sai da faixa de rodagem de forma abrupta;
Travagem de emergência automática:o radar mede continuamente a distância entre os veículos, peões e ciclistas, e faz a travagem de emergência se o motorista não responder em tempo útil;
Cintos de Segurança optimizados: testados em simulações de choques frontais;
Vidros de segurança optimizados: testados em simulações de choques frontais;
Barra de protecção de impacto lateral: para melhorar a segurança dos ocupantes dos veículos;
Melhoramento da visão dos motoristas de autocarro e camiões: objectivo é remover pontos cegos dos condutores;
Sistemas de aviso na frente e lateral do veículo: para detectar e avisar aos motoristas sobre peões e ciclistas na estrada, especialmente nas curvas.
25 de Novembro de 2019
Fontes:
https://www.mirror.co.uk/tech/new-cars-fitted-breathalysers-speed-20866711
https://pplware.sapo.pt/motores/novos-carros-devem-ter-alcoolimetros-a-partir-de-2022/
https://uk.news.yahoo.com/eu-ruling-new-cars-breathalysers-2022-183855720.html?