No dia 25 de Novembro, foi lançado o Livro do Movimento 5.7 – “Linhas Direitas – Cultura e Políticas à Direita” na Câmara do Comércio e da Indústria Portuguesa, em Lisboa.
O Notícias Viriato esteve a filmar o lançamento do livro, como poderão ver mais abaixo no artigo.
“Este livro é uma espécie de primeira pedra de reconstrução de um edifício que queremos levantar. Um edifício onde todas as direitas possam viver, conviver, conversar e criar algo de novo para moldar o futuro do nosso país”, afirmou Miguel Morgado, um dos fundadores do Movimento.
Na apresentação, onde esteve presente o antigo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho e outras figuras da vida política do PSD, CDS-PP, Iniciativa Liberal e Aliança, Miguel Morgado referiu que o livro visa a “reconstrução de uma casa comum” para todos os partidos que não se identificam à esquerda. A ideia, segundo o autor, é voltar a ligar “a vida intelectual das direitas ao regresso do bom senso e da moderação que precisamos na vida política”.
O livro reúne ensaios de mais de 80 autores, de várias gerações e de quadrantes políticos que “não são geralmente identificados em público como de esquerda, ou não se identificam a si próprios como tal”. Entre eles estão o social-democrata Miguel Poiares Maduro, o ex-vice-presidente do CDS Adolfo Mesquita Nunes, o ex-presidente do Iniciativa Liberal, Carlos Guimarães Pinto, o Professor e Investigador Gabriel Mithá Ribeiro, o Escritor Jaime Nogueira Pinto…etc
O Notícias Viriato, apenas estava acompanhado pela Renascença e a TSF, não estando lá nenhum jornalista dos jornais dominantes ou qualquer câmara de televisão.
No Lançamento do Livro, Miguel Morgado e Rui Ramos apresentaram-no com a ajuda de Jaime Nogueira Pinto, Alexandre Homem Cristo e Helena Matos.
3 de Dezembro de 2019