No estudo de 2012, The Variability of Crititical Care Beds in Europe, os autores mostram que Portugal é o país da Europa com o menor número de camas de cuidados intensivos per capita, três vezes inferior ao de Itália e sete vezes inferior ao da Alemanha

O estudo europeu sublinha que o número de camas disponíveis “varia consideravelmente” nos países analisados – em Portugal existem 4,2 camas por cada 100 mil, enquanto na Alemanha (um país com cerca de oito vezes mais habitantes) a taxa é de 29,2 camas.

A média europeia é de 11,5 camas nos Cuidados Intensivos por cada 100 mil habitantes. Nenhum outro dos 31 países apresenta, neste parâmetro, um pior resultado do que Portugal.

Número Total de Camas de Cuidados Intensivos per capita de 100.000 habitantes

Ao Observador, o matemático Jorge Buescu escreve – “Confronte-se então este número com o que nos espera nesta crise. A taxa de infectados por coronavírus que precisam de cuidados intensivos é de 5%. As minhas projecções indicam que, no dia 23/3, teremos um número de infectados da ordem de 3000. Teremos portanto 150 doentes a precisar de camas de cuidados intensivos. Com grande probabilidade não existe esse número de camas disponíveis em todo o País. E portanto, os serviços entrarão em colapso por falta de meios e os médicos terão de tomar, como já acontece em Itália há mais de uma semana, decisões de vida ou de morte, decidindo quem fica com o ventilador.”

Fonte:

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22777516