A Guarda Revolucionária do Irão anunciou, esta quinta-feira, ter abatido um avião não-tripulado (“drone”) norte-americano, em violação do espaço aéreo no sul do país, no estreito de Ormuz. O ataque foi confirmado pelo exército norte-americano.

A força aérea abateu um modelo Global Hawk, da empresa norte- americana Northrop Grumman, um “drone espião que se infiltrou na província costeira de Hormozgán, no sul do país”, avançou a Press TV, o canal de informação em inglês da televisão estatal iraniana.

De acordo com o mesmo canal, o líder da Guarda Revolucionária iraniana, Qassem Soleimani​, disse que este incidente enviava “uma mensagem clara à América”. Acrescentou, numa declaração à mesma televisão, que o país “não tem qualquer intenção” de entrar em conflito com algum país do mundo mas “está pronto para a guerra”.

A violação das fronteiras da república islâmica do Irão “representa a linha vermelha” do Irão, adiantou o general, citado pela agência de noticias iraniana Tasnim.

O porta-voz no exército norte-americano, Bill Urban, disse, num primeiro momento que “nenhuma aeronave norte-americana operava no espaço aéreo iraniano”, mas, mais tarde, fontes oficiais dos EUA confirmaram à agência Associated Press que um drone MQ-4C Triton​ “foi abatido no espaço aéreo internacional sobre o estreito de Ormuz”. A mesma zona onde, na semana passada, dois petroleiros sofreram um ataque que os EUA atribuem ao Irão e que acicataram as tensões entre os dois países. 

O Governo iraniano negou qualquer envolvimento nos ataques, e sugeriu que podia tratar-se de uma operação montada pelos norte-americanos para justificar o uso da força contra a República Islâmica.

Em meados de Maio, o Pentágono já tinha enviado para o golfo um porta-aviões, o USS Abraham Lincoln, um navio de guerra, bombardeiros B-52 e uma bateria de mísseis Patriot. No final do mesmo mês, tinha anunciado a transferência para o Médio Oriente de mais 1500 soldados.

O diferendo entre os Estados Unidos e o Irão é longo e a crispação está a aumentar desde que o Presidente norte-americano, Donald Trump, retirou, há um ano, o país do acordo nuclear internacional de 2015, assinado entre os 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança – Estados Unidos, Reino Unido, França, Rússia e China – mais a Alemanha) e o Irão, restaurando sanções devastadoras para a economia iraniana.

O Presidente Donald Trump, reagiu no Twitter, ao ataque iraniano.

20 de Junho de 2019

Fontes:

https://en.irna.ir/news/83362061/Iran-shoots-down-US-spy-drone

https://www.breitbart.com/middle-east/2019/06/19/iran-claims-revolutionary-guard-shoots-down-u-s-spy-drone/

https://abcnews.go.com/International/iran-shoots-american-drone-international-airspace-us-official/

https://www.foxnews.com/world/us-navy-drone-shot-down-by-iranian-missile-over-strait-of-hormuz-source