Na capa da edição de Junho de 2018 da Revista Time, com o título “Bem-Vindo à America”, via-se o Presidente Trump, a assustar uma criança imigrante a chorar, alegadamente, separada dos pais pelas políticas “discriminatórias” da sua administração. O problema é que a criança nunca foi separada dos pais.

Na edição de Junho deste ano, vê-se o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, com cara tristonha, na costa de Tuvalu, com água acima dos joelhos, e com o título “Marés a subir / residentes a fugir / aldeias desaparecidas / O NOSSO MUNDO A AFUNDAR”

O artigo alega que o aquecimento global está a provocar o aumento do nível das águas, e que por isso, vai submergir ilhas como as de Tuvalu, situadas no Pacífico.

Só há um problema, a área terrestre das ilhas Tuvalu, aumentou 2,9% nos últimos 40 anos, de acordo com um estudo da Nature Communications.

O estudo também afirma que as ilhas serão habitáveis durante, pelo menos, mais um século.


O artigo da Revista Time, também menciona “nações vulneráveis” ao aumento do nível das águas do mar, como o Kiribati e as Ilhas Marshall. Mas uma meta-análise de 2018 prova exactamente o contrário. A superfície terrestre de 88,6% das ilhas, estabilizou ou aumentou.

22 de Junho de 2019

Fontes:

https://time.com/longform/sinking-islands-climate-change/

https://www.nature.com/articles/s41467-018-02954-1

https://twitter.com/BjornLomborg/status/1140982427155779587