Cerca de 700 migrantes sem documentos invadiram o Panteão em Paris, esta sexta-feira. Trabalham em França, dormem nas ruas e estão ilegais.

Em protesto, exigem os mesmos direitos que os franceses, querem a situação regularizada e pretendem falar com o primeiro-ministro francês, Édouard Philippe.

Numa alusão aos manifestantes que protestam há meses em França por melhores condições de vida, autointitulam-se “coletes negros”. Dizem que querem documentos porque “trabalham” e “alojamento, porque há 200 mil casas vazias em Paris”.

As forças policiais intervieram para por termo à manifestação e o Panteão foi evacuado.

Numa declaração, o grupo de protesto descreveu-se como “os sem documentos, os sem voz e os sem rosto da República Francesa”.

“Não queremos mais negociar com o ministro do Interior e os seus funcionários, queremos falar com o primeiro-ministro Édouard Philippe, Agora!

Entre 200 e 300 migrantes participaram do protesto, disse um porta-voz da polícia à agência de notícias Reuters.

Mas outras estimativas – de grupos de ativistas e testemunhas – disseram que até 700 pessoas estavam envolvidas na manifestação.

Foram feitas 37 detenções e, segundo consta, alguns dos manifestantes sofreram ferimentos leves.

Os manifestantes permaneceram no Panteão, um grande edifício neoclássico no centro da cidade, por várias horas antes de serem evacuados pela polícia.

Os escritores Émile Zola, Victor Hugo e Alexandre Dumas, além da cientista Marie Curie, estão entre os enterrados no edifício.

“Todas as pessoas que entraram no Panthéon foram evacuadas”, disse o primeiro-ministro Philippe no Twitter. “A França é um país baseado na lei, o que significa… respeito pelos monumentos públicos e pela memória que eles representam.”

Marine Le Pen chamou a ocupação de inaceitável. Ela tweetou: “Em França, o único futuro para qualquer imigrante ilegal deveria ser expulso, porque essa é a lei.”

10 de Julho de 2019

Fontes:
https://voiceofeurope.com/2019/07/undocumented-migrant-black-vest-protesters-storm-pantheon-in-paris-and-demand-the-right-to-stay-in-france/

https://pt.euronews.com/2019/07/13/coletes-negros-ocupam-panteao-em-paris