A partir de hoje, cerca de 640.000 cidadãos alemães estão legalmente autorizados a ter uma arma de fogo ou uma arma de autodefesa semelhante. Para colocar as coisas noutra perspectiva, em 2014, havia apenas 260.000.

Isso representa um aumento de quase 250% em cinco anos.

De acordo com o Die Welt, estes números puderam ver a luz do dia graças a uma sondagem realizada pelo diário regional Rheinische Post nos ministérios do Interior dos 16 Estados federados.

De acordo com os dados obtidos, só no ano passado, o aumento das licenças para pequenas armas de fogo aumentou cerca de 9% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Per capita, o número de proprietários de armas de fogo é maior em Schleswig-Holstein (9,6 por 1000 habitantes), e no Saarland (9,2). O número de indivíduos que possuem uma licença de porte de arma pequena tem aumentado há anos.

“Outras estatísticas mostram que, em Janeiro de 2016, tinham sido emitidos exactamente 300.949 Cartões de Armas Pequenas, em comparação com 557.560 no final de 2017. Isso é um aumento de 85% em pouco menos de dois anos. Se tiver esta licença de arma de fogo, pode ter armas de fogo em público”, relata Die Welt.

O Sindicato de Polícia (GdP) acredita que a principal razão que está a impulsionar esta tendência é um “sentimento de insegurança” na população.

“Desde os eventos na Catedral da Colónia na véspera de Ano Novo de 2015, cada vez mais pessoas parecem sentir-se inseguras”, disse Oliver Malchow, presidente do GdP.

Como muitos já sabem, nas celebrações do Ano Novo da Colónia assistiu-se a agressões sexuais em massa de mulheres alemãs por parte de homens do Norte de África e do Médio Oriente.

“O aumento problemático nas licenças de armas leves mostra que precisamos de trabalhar para restaurar um sentimento de segurança para muitos cidadãos”, disse Malchow.

“Um primeiro passo importante é mais presença policial”, acrescentou ele.

Actualmente, cerca de 5,4 milhões de armas de diferentes categorias são propriedade de cidadãos privados na Alemanha. Isso equivale a 66 armas por 1000 habitantes.

Data do artigo: 06 de Setembro de 2019

Data da tradução: 08 de Setembro de 2019

Fonte: