Novos números mostram um aumento de violações na Suécia – contra mulheres, crianças e homens, com um aumento médio de 14%. As violações contra homens destacam-se especialmente com um aumento de 40% em relação ao ano passado.
É o Conselho Sueco de Prevenção ao Crime, (BRÅ), que publica anualmente estatísticas sobre o desenvolvimento do crime no país. Dados recentemente publicados podem agora revelar que, no primeiro semestre de 2019, o número de casos de violações e abusos sexuais aumentou substancialmente em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em média, as violações subiram 14%, das quais a violação de crianças subiu 6%, a violação de mulheres 20% e a violação de homens 40%.
No total, a criminalidade contra as pessoas aumentou 2%, mas são os actos mais violentos que mais se destacam. Os crimes menos graves, como por exemplo roubos, carteiristas e arrombamentos de casas, estão a diminuir, e os meios de comunicação social de esquerda suecos gostam de se concentrar neles.
Mais vítimas masculinas
As violações de vítimas masculinas são as que mais aumentam e, por vezes, a vítima é jovem e atacada por mais de um agressor. Isso aconteceu com um adolescente atacado e violado por três homens mascarados em Fagersta no início de Junho.
Há também um caso recente com um jovem do sexo masculino em Uppsala, que causou tumultos nas redes sociais. A vítima foi encontrada inconsciente numa escada após uma violação grave, também cometida por três jovens adolescentes.
Não há descrições dos agressores
Tanto a polícia como os meios de comunicação social suecos têm sido criticados por apenas publicarem descrições dos violadores, excepto por informarem que por vezes usam roupas escuras. Após uma violação de uma jovem em Karlstad no Outono passado, a polícia decidiu, no entanto, apresentar uma descrição à imprensa – da vítima.
Maior vontade de denunciar explicada como causa
Está em curso na Suécia um debate sobre os motivos subjacentes aos números alarmantes. BRÅ, por seu lado, está mais satisfeita, uma vez que a posição da Agência é que uma maior disponibilidade para denunciar violações à polícia é a verdadeira causa por detrás da tendência.
“É provável que não se tenha registado qualquer aumento das violações na Suécia”, afirmou Jerzy Sarnecki, professor sénior do BRÅ, há algumas semanas. Sarnecki é por vezes referido como “Bagdad Bob” por utilizadores das redes sociais e partidos conservadores do país.
16 de Julho de 2019
Fonte:
https://voiceofeurope.com/2019/07/rapes-in-sweden-on-the-rise-40-increase-of-rapes-against-men/
https://www.bbc.com/news/world-europe-45269764
https://www.greennet.org.uk/network/news/sweden-has-worst-rape-conviction-record-europe
Foi no que deu o “flower power” dos ABBA e o “fervor internacionalista do Olof Palme”…