No Sábado, dia 28 de Setembro, pelas nove horas da manhã, iniciou-se o primeiro encontro do Movimento Gente.

O Movimento, criado pelo Tenente-Coronel Pedro Tinoco de Faria, a quem entrevistámos, tem o objectivo de “moralizar a vida pública, acabar com a partidocracia, e com uma sociedade elitista e oligárquica” onde “todos podem pertencer a esta comunidade cooperando, independentemente de ideologias, raças, credos, opções sexuais, num país anti partidos, anti elites, anti lobies, pelas pessoas, justiça, educação e igualdade.”
Uma das Primeiras Imagens do Movimento Gente

Este primeiro encontro não foi em nenhuma sala de reuniões em Lisboa, num pavilhão no Porto ou num grande monumento nacional, foi na casa de Tinoco de Faria, o “Monte das Almas Gémeas”, em Santarém.

Todos fomos recebidos de uma forma muito amável e humilde, como se a sua casa fosse a nossa.

O “Monte das Almas Gémeas”, anteriormente denominado de “Monte do Macho”

O propósito deste primeiro dia do Movimento Gente, foi o de definir a sua matriz de valores, as suas propostas base e o seu caminho, seja como Associação ou Partido. Isto através de um debate do Manifesto e “criando grupos de trabalho”.

Nas primeiras horas, houve uma apresentação de Tinoco a contextualizar o estado de Portugal e do Mundo, a situação política actual, a propaganda da comunicação social, a matriz do seu Movimento e explicou o método de trabalho que se iria utilizar durante o dia.

Primeira Página do “Manifesto da Coragem”

No primeiro encontro estiveram à volta de 45 amigos, conhecidos e interessados neste Movimento.

“Vieram do Norte ao Sul do país, Gente, comum, gente do campo e da cidade, mulheres e homens, um jovem, Rafael o sonhador, médicos, economistas, veterinários, professores, Reformados, Comandos da 38 da Guiné, tradutores, motoristas, operários, empresários, Amigos, gente sem partidos, sem raças, sem géneros, sem feminismos e sem machismo , sem homofofias, sem aquecimento global e gente sem alterações climáticas, gente comum, com vontade de criar, de colaborar, de deixar o ego à porta do Monte, e trazer o desapego de se entregar ao início de o que irá ser um grande movimento de consciência e de mudança primeiro interna, pessoal, aprendendo o poder de agir do actor e deixando para trás a fraqueza da vítima que tudo critica e difama sem nada fazer e depois a mudança da consciência pela educação de toda a comunidade.” escreveu o Tenente-Coronel.

NOTA: O Notícias Viriato, foi o primeiro e único orgão de comunicação social, a estar no encontro e a reportar sobre o Movimento Gente.

Neste pequeno vídeo, o Tenente-Coronel, fala sobre uma das várias manipulações que a comunicação social adormecedora utiliza no povo.

Depois desta apresentação e contextualização, dividiram-se em vários grupos por temáticas:

Economia, Saúde, Defesa, Educação, Administração Interna, Justiça… onde os seus membros debateram durante a tarde esses mesmos tópicos, e no fim chegou-se a uma base do que será o Movimento Gente.

“Iniciámos um processo que pretendemos sem partidos, sem raças, sem extremismos e polarizações, sem difamações e vitimizacoes, sem queixume, vir a ser uma fórmula para Portugal, não negociável, coesa e robusta….A Fórmula da Nação Portuguesa, um quociente, construindo com as opiniões de todos envolvendo todos….”

Dia 23 de Novembro de 2019, às 09h, no Monte das Almas Gémeas, irá ser divulgada essa “Fórmula da Nação Portuguesa”, e todos os interessados estão convidados, referiu Tinoco de Faria no seu Facebook.

07 de Outubro de 2019