Novas estatísticas do Ministério do Interior francês revelaram um aumento significativo de crimes violentos, com um aumento de 12% na violência sexual e um aumento de 8,5% nos assassinatos.
As estatísticas, feitas pelo serviço de estatística do Ministério do Interior, mostram que a violência sexual aumentou 12% no ano passado. Em 2018, o acréscimo fora ainda maior com 19%, como reportou o jornal Francês Le Figaro.
“Todas as regiões francesas sofreram aumentos no número de violações, agressões e assédio sexual registados pelas forças de segurança em 2019, nomeadamente na Córsega, Centre-Val-de-Loire, Auvergne-Rhone-Alpes e Nouvelle-Aquitaine”, segundo declarações do SSMI.
“O número de homicídios aumentou significativamente em 2019 (970 vítimas), após ter permanecido estável nos últimos dois anos”, acrescenta o SSMI, o que representa um aumento de 8,5% em relação a 2018.
O professor de criminologia Alain Bauer classificou as novas estatísticas como “o pior registro que já vimos em anos” e acrescentou: “Esses números são particularmente reveladores. A violência que está a sofrer uma escalada não é apenas a que está ligada à manutenção da ordem. ”
“Todos os tipos de violência estão incluídos, aumentando o medo de um retorno a quase 40 anos atrás, pelo menos em razão de homicídios e tentativas de homicídio”, disse ele.
Segundo um relatório da polícia judiciária francesa divulgado em Setembro, o número de assassinatos e tentativas de assassinato aumentou 79% ao longo dos últimos dez anos.
Certos bairros e áreas da França tornaram-se particularmente vulneráveis ao crime, como o 18º arrondissement de Paris, densamente povoado por migrantes, onde os moradores expressaram sentimentos de abandono pelo governo em Junho passado.
“Há seis meses que encontramos comprimidos de drogas debaixo dos nossos tapetes. Vêm jovens buscá-los. Estou a ficar com medo”, disse um morador.
Outro relatório, divulgado apenas um mês depois, afirmava que os hipsters de Paris, conhecidos em francês como “bobos”, também estavam a fugir de certas áreas da cidade devido aos crescentes níveis de criminalidade, aliados ao aumento do preço das rendas e do custo de vida.
Fontes:
https://www.lefigaro.fr/actualite-france/agressions-viols-tentatives-d-homicide-la-delinquance-a-explose-en-france-en-2019-20200117
https://www.breitbart.com/europe/2020/01/19/france-sees-surge-rape-murder-violence-2019/