Uma futura plataforma para a Liberdade de Expressão promete oferecer aos utilizadores as melhores características das outras redes sociais, mas sem a censura.
A plataforma anti-censura “Thinkspot” está a ser criada pelo popular psicólogo Dr. Jordan B. Peterson. Ela está a ser divulgada como uma alternativa de Liberdade de Expressão aos processadores de pagamento como o Patreon, na medida em que “monetiza os criadores” e proporciona uma alternativa de rede social para plataformas como o Facebook e o YouTube.
Peterson discutiu o Thinkspot com Joe Rogan a 9 de Junho, destacando os Termos de Serviço que permitem Verdadeira Liberdade de Expressão. Ele descreveu essa liberdade como o aspecto “central” dizendo, “assim que estejas na nossa plataforma, não te vamos retirar, a menos que seja ordenado por um tribunal dos EUA”.
Isso será um profundo contraste com as plataformas que proíbem os utilizadores de identificarem o “género errado” nas pessoas que se identificam como transexuais, ou de escreverem “aprendam a codificar” a jornalistas despedidos.
A única outra regra importante que ele mencionou foi que as publicações precisam de ser ponderadas. Em vez de sugerir que algumas opiniões estão “fora dos limites”, Peterson disse que elas terão um tamanho mínimo exigido, para ser preciso pensar no que elas escrevem.
“Se o comprimento mínimo de uma publicação for de 50 palavras, terás que pensar um pouco no que escreves”, disse Peterson. “Mesmo que estejas a ser um “troll”, será um “troll” quase espirituoso”.
Todos os comentários no site terão um mecanismo de votação “se a tua proporção de votos favoráveis para votos negativos cair abaixo de 50/50 então os teus comentários serão escondidos, as pessoas ainda serão capazes de vê-los, se clicarem, mas tu vais desaparecer”. Mais tarde, ele acrescentou uma advertência a dizer que ainda estava a ser discutido e que “Nós não sabemos se 50/50 está certo”.
A plataforma, com o seu serviço baseado em subscrição, também subsidiará directamente os criadores de conteúdo.
Peterson disse que um grupo de grandes defensores da liberdade de expressão, incluindo Dave Rubin, Michael Shermer estão a bordo para serem testador beta do Thinkspot.
A filha de Peterson, Mikhaila, falou a encorajar os ouvintes do podcast a se inscreverem como testadores para a plataforma na sua fase beta, antes do lançamento previsto para Agosto de 2019.
“Estamos em desesperada necessidade de uma plataforma que não decida arbitrariamente expulsar as pessoas devido à mentalidade de multidões aleatórias,”.
Per the Joe Rogan podcast this week, I'm backing a new platform called thinkspot, currently in Beta. Get on the waitlist here, exciting announcements coming very soon. https://t.co/3xQ78Iqc0h
— Dr Jordan B Peterson (@jordanbpeterson) June 10, 2019
No Twitter, no dia 10 de Junho, Peterson também pediu aos testadores beta, “…estou a apoiar uma nova plataforma chamada thinkspot, atualmente em Beta. Entra na lista de espera aqui, anúncios emocionantes em breve. http://thinkspot.com.”.
Alexander Hall
12 de Junho de 2019