No dia 19 de Agosto, o Notícias Viriato, foi o primeiro da comunicação social, a reportar sobre o Despacho nº 7247/2019 que “estabelece as medidas administrativas para a implementação do previsto no nº1 do artigo 12º da Lei nº 38/2018.”

O Conselho de Ministros, e mais especificamente a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e o Secretário de Estado da Educação, João Costa assinaram o despacho em questão.

No vídeo abaixo podem encontrar o excerto da entrevista onde o Sec. de Estado da Educação admite que foi o Notícias Viriato a causar a polémica da Ideologia de Género nas escolas.

Em entrevista à SIC Notícias, João Costa, refere que “houve quem, logo de início, publicasse uma notícia numa coisa qualquer online [Notícias Viriato], a dizer “crianças vão escolher livremente a casa de banho a que querem ir” e até o Polígrafo da SIC fez, de imediato, o desmentido desta notícia falsa [verdadeira]. Mas depois essa notícia falsa alimentou uma onda de alarmismo, que tem vindo a ser criada, até com o alto patrocínio de algumas pessoas com responsabilidades nalguns partidos políticos, de dizer aquilo que se está agora a dizer, é que… as escolas são obrigadas a que qualquer criança possa ir a qualquer casa de banho”

Com certeza que o Secretário de Estado esqueceu-se do nosso nome e por isso é que referiu-se a nós como uma “coisa qualquer online”. Da próxima vez, seria interessante dizer o nome pois as pessoas poderiam ver pelos seus próprios olhos aquilo que é “falso” ou não.

Primeira Notícia da Comunicação Social sobre o Despacho da Ideologia de Género

A nossa notícia, 3 horas depois de ser publicada nas redes sociais, foi alvo de um artigo difamatório por parte do Polígrafo.

Podem ver porque é que o Polígrafo está errado neste artigo.

Um dos resultados desta polémica causada pelo nosso artigo, foi uma petição (que contém texto da nossa notícia) contra o despacho que já tem mais de 26.000 assinaturas.

23 de Agosto de 2019