No dia Mundial da Liberdade de Informação, 16 de Março de 2021, o jornal da região de Setúbal (de âmbito nacional), Diário do Distrito, e o jornal online Notícias Viriato, celebram uma parceria em nome do “direito de informar, de se informar e de ser informados, sem impedimentos nem discriminações”, como consignado no Artigo 37º da Constituição da República Portuguesa.
A parceria consiste numa colaboração entre as equipas dos dois jornais, desde divulgação recíproca de notícias e reportagens, até à participação em programas de debate e entrevista, passando necessariamente pela partilha mútua de meios, informações e técnicas, com o propósito de estimular o pluralismo, fomentar o debate livre de ideias, e expandir a oferta jornalística de qualidade para os nossos leitores.
O jornal Diário do Distrito, fundado em 2011, e dirigido por Donatilia Braço Forte, Miguel Garcia e Isabel de Almeida, foi o jornal generalista que mais cresceu em Janeiro de 2021, ocupando o 16º lugar a nível nacional dos órgãos de comunicação social mais lidos em Portugal, de acordo com o barómetro da Marktest. Focado na região de Setúbal, mas também de toda a informação Portuguesa e internacional, o Diário do Distrito tornou-se um jornal online de referência de âmbito nacional através do seu trabalho em questões em tópicos como a sociedade e a actualidade do distrito onde está inserido mas também a nível nacional, com reportagens de destaque, tendo como mais recentes exemplos a entrevista a Bruno de Carvalho, ex-presidente do Sporting ou até a última entrevista a Oceana Cerqueira, uma paciente com fibrose quística, entre variadas reportagens que têm feito ao longo dos últimos 10 anos.
O jornal online Notícias Viriato, o único em Portugal exclusivamente financiado pelos donativos dos leitores, criado em 2019 pelo actual Director, António Abreu, é um projecto de informação alternativo, de âmbito nacional, dedicado a produzir entrevistas, reportagens, notícias e opinião, de forma a contra-balançar o enviesamento do panorama jornalístico Português. Entre as inúmeras reportagens do Notícias Viriato, destacam-se, pelo seu impacto e repercussões, o caso do pai de Famalicão e os alunos chumbados pelo Sec. De Estado da Educação, a cobertura das comemorações do 25 de Abril de 2020 na Assembleia da República, filmagem do funeral do Tenente-Coronel Marcelino da Mata, entre muitas outras.
O jornalismo íntegro e independente é essencial para a manutenção dos nossos Direitos, Liberdades e Garantias Fundamentais, como dispostos na Constituição Portuguesa, por isso cabe a si, caro leitor, de ler, apoiar, e ajudar no crescimento de meios de comunicação social livres e inconformados como o Diário de Distrito e o Notícias Viriato.
Vejam lá é se não viram “Expresso”, “Publico”, “JN”, “Observador”, “DN” e por aí fora!
Pois quanto mais se CRESCE nesta nossa fabulosa sociedade menos LIBERDADE se tolera.
Não me parece que seja o caso do “Notícias Viriato”. Acredito que será sempre um jornal independente, tal como o jornal “O Diabo”.